xcalcs
Vigas de fundação elástica: notas
Este formulário utiliza a teoria clássica das vigas sobre um solo elástico, em que a viga repousa sobre um solo, também chamado de uma fundação Winkler, que age como uma cama de molas independentes, e a reação do solo é proporcional à deformação y da viga.
A constante k, que relaciona a deformação à pressão da reação, é chamado o módulo da fundação, e tem unidades de uma força sobre um volume.
No caso de uma massa que flutua em um líquido a teoria é exata, e do módulo é igual a densidade do líquido.
Os valores típicos do módulo em daN/cm³, são as seguintes (esta é apenas uma sugestão, valores reais dependerão também sobre o tamanho da área carregada e outros parâmetros):
-seco ou molhado areia: 1,3 (avulso) para 4,1 (meio) para 16 (compacto)
-areia submersos: 0,8 (avulso) para 2,5 (meio) para 9,6 (compacto)
-argila compacta: 2,4 (resistência à compressão 1-2 daN/cm²) para 4,8 (2-4 daN/cm²) e mais de 9,6 (>4 daN/cm²)

A solução é baseada em uma fórmula polinomial aproximação obtida a partir da minimização da energia de deformação V ('Opções'->'Mostre fórmulas' no menu para ver, as relações que fazer cumprir as condições de apoio são não apresentado).
Para longas vigas, uma solução poderia não ser encontrado devido a precisão numérica: escolher uma viga semi-infinita.
Quando presente, o botão 'Dados' irá fazer o download dos vetores dos coeficientes (sem dimensões) ai,bi,ci,A,B tal como definido na folha de fórmulas. Note que o usuário deve conectar os vetores baixados para os dados de entrada: quando você baixá-lo, o vetor corresponde aos dados na folha de como você vê-lo.