xcalcs
Vigas em flexão estática com grandes deformações: notas
Este formulário usa a teoria de vigas na simples flexão estática, representada pela equação M=-EJ/r, onde r é o local raio de curvatura do eixo deformado. A aproximação comum 1/r=y'' é aqui substituída por uma maior aproximação a 1/r²=(1-3y'²)y''², 1/r²=y''²/(1+y'²)³ sendo a expressão exacta.
Esta correcção é geralmente de pouca significância de vigas, no entanto, por muito flexível vigas, a correção poderá fornecer uma aproximação das deformações.
Note também que o comportamento da viga não é mais linear: a superposição princípio não é válido.
A solução é baseada em uma fórmula de aproximação polinomial, obtida a partir da minimização da energia de deformação V ('Opções'->'Mostre fórmulas' no menu para ver, as relações que fazer cumprir as condições de apoio são não apresentado). < br> A solução é obtida por meio de um processo iterativo: se os desvios são muito grandes (da ordem de 1/10 do comprimento), o cálculo não irá convergir, e ímpar resultados serão obtidos.
Quando presente, o botão 'Dados' irá fazer o download dos vetores dos coeficientes (sem dimensões) ai,bi,ci, tal como definido na folha de fórmulas.
Note que o usuário deve conectar os vetores baixados para os dados de entrada: quando você baixá-lo, o vetor corresponde aos dados na folha de como você vê-lo.